Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Entrevista] Ricardo Fonseca

3 participantes

Ir para baixo

[Entrevista] Ricardo Fonseca Empty [Entrevista] Ricardo Fonseca

Mensagem por Suuzy Qui Nov 24, 2011 10:26 pm

Entrevista ao Ricardo Fonseca
Bem eu sou nova a fazer entrevistas e não tenho muito jeitinho ainda para as perguntas, por isso prepara-te que isto vai ser bonito vai.



Nome Completo?

Ricardo Alexandre Neves Fonseca

Idade?
20


Define-te em 5 palavras?
Apaixonado, lutador, persistente, perfeccionista, romântico…

Em quem te inspiras quando escreves as tuas músicas?

Depende…
Geralmente costumo basear-me em histórias minhas, adicionando eventualmente alguns pontos.
Por vezes são histórias de amigos meus ou simplesmente invenções da minha cabeça, sem qualquer facto verídico existente.

Como é que é possível ainda não teres editora, não tiveste ainda propostas?

Infelizmente ainda não (mas agradeço o espanto ahah). Na verdade nunca enviei uma maquete para uma editora, mas encontro-me de momento a prepará-la para poder apresentar.

Qual foi a tua música que mais te tocou e emocionou?
É complicado escolher uma pois todas têm um significado especial, mas talvez a “Partiste Mas Ficaste”, dedicada à minha falecida avó.

Tal como sabes, eu antes não gostava das tuas músicas, não me dava muito aquela cena de ouvir, pensava epá este gajo não é nada de especial, e não canta, mas com o tempo, passei a ouvir com mais atenção e é impressionante a mudança que se nota, a evolução ao longo dos tempos, estás a ficar cada vez com melhores musicas, e agora até ando atenta a todas as novidades, já te tinha acontecido alguém dizer-te algo deste género?

Antes de mais, agradeço imenso a parte que me toca ;D
Têm-me dito bastante que se nota evolução, sim.
Quem acompanha o meu trabalho já há algum tempo diz que hoje em dia estou muito melhor, uma espécie de versão melhorada do que era. É sempre bom saber e ouvir isto, claro =)


Estiveste na Fátima Lopes já por duas vezes, qual foi a sensação? Os nervos eram muitos?


De ambas as vezes foi extraordinário. Da primeira estava mais nervoso e isso notava-se. Quando entrei em directo fiquei “Boa, estou em directo, é bom que não falhe!” lol. Da segunda já estava mais à vontade até porque já conhecia o produtor musical Luís Jardim e a apresentadora Fátima Lopes, tal como o resto da equipa. Não tenho qualquer queixa de ninguém, muito pelo contrário. A segunda vez foi muito agradável, estava muito mais confortável e à vontade.


Qual foi o teu pensamento na primeira vez que te apercebeste que tinhas estado a ser ouvido pelo Luís Jardim, o duro jurado dos ídolos, não tiveste medo de uma daquelas reacções do “Não cantas puto” ?


Ahah. Sinceramente não estava a pensar nisso. Por um lado, ele não ia avaliar somente a minha voz, mas tudo o resto (produção musical, letra, composição, etc), por outro, os nervos não me deixaram espaço para pensar nesse tipo de coisas xD


Qual é o teu cantor/a preferido?


Não consigo definir um único pois cada um tem coisas que o outro não tem. Alguns dos meus predilectos são:
Rui Veloso, Anselmo Ralph, Mia Rose, SP, Dino, Virgul.


E Concertos? Já deste alguns, ou é um patamar que ainda esperas vir a alcançar?


Nunca dei um concerto, mas espero um dia (em breve) poder dar…
Entretanto vou treinando para estar preparado nessa altura.

O Que significa para ti a música, é uma espécie de namorada?

A música é mais do que isso…
Consigo estar com música e sem namorada, mas o contrário é impossível!
Logicamente que isto não faz que eu não me aplique numa relação amorosa.

A Música e tu, Tu e a música, amor ou paixão ?

Uma junção das duas, em que retiro as melhores qualidades de cada uma.

Realizaste á Pouco, dois videoclips, bastante giros até, para quando um próximo?

Se o problema for falta de figurantes, tens aqui já uma na fila Razz
Ahah, agradeço!
Ainda não tenho data marcada, mas à partida irei lançar ainda este ano, antes do Natal!

Ainda estudas? Qual é o curso?

Sim, estudo. Actualmente estou no segundo ano de Gestão de Recursos Humanos (ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa). Comecei por estudar em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, mas é preciso mesmo gostar para se tirar um curso desses. Logicamente que preferia tirar algo relacionado com a música, mas para já é melhor não e tirar uma licenciatura mais “segura” é sempre preferível. Ainda assim, gosto do curso em que estou.

Olha Gostas de peixe cozido? (isto pode haver curiosidades nas fãs pá xD)

Lol. Sempre tive bons hábitos alimentares, complementados com uma boa actividade física. Penso que gostar de peixe cozido faz parte… Resposta: Sim!

Lançaste á Pouco uma Nova Musica, fala-nos dela .

“Vives em Mim”.
Neste tema segui alguns conselhos que me foram dados pelo produtor musical Luís Jardim, tal como a entrada do primeiro refrão antes do 1º minuto (o que não acontece o tema apresentado na TVI, “É Agora). Tentei seguir o meu modelo, dando alguns toques de versão de rádio. Os próximos prometo que serão melhores ahah.

Julieta e Romeu?
Nem compares, são bem pequenos,
O que têm a mais
É só a fama que nós não temos.
És tu que escreves as tuas músicas todas?


Eu sempre quis ser autónomo ao máximo, evitando depender de alguém para produzir algo. Todas as músicas que faço são tocadas, produzidas, interpretadas e escritas por mim =)

Já agora as minhas músicas preferidas e que oiço constantemente são: “ É agora “ , “Morreste Na minha Mente” , e “Ainda Sinto “ , fala me um pouquito de cada uma delas.

- É Agora: Eu estava a tocar guitarra e começou a sair aquela melodia. De repente comecei a cantar por cima “É Agora é, é agora é…”. Gostei e pensei para mim mesmo: “É Agora!” e empenhei-me ao máximo nela, fazendo posteriormente o vídeo clip.

- (Morreste) Na Minha Mente: História idêntica, mas desta vez estava no piano lol. Também comecei a cantar por cima, mas comecei pela primeira parte em vez do refrão. Mostrei a uns amigos e gostaram. Apliquei-me nela e voltei a fazer um vídeo, o 2º vídeo clip.

Ainda Sinto: Esta música é mais antiga que as duas anteriores. Estava numa fase não muito boa da minha vida e escrevi como me sentia… Depois produzi o instrumental mas já não me recordo muito bem como tudo surgiu.


O Nome do Nosso Fórum é COME & CALA-TE , comes e calas-te muitas vezes ?

Não gosto de me sentir obrigado e geralmente isso não acontece. Logicamente que temos de saber avaliar as situações, mas digo sempre o que penso.

Queres deixar alguma mensagem aos fãs e aos membros do fórum?

Claro que sim =)
Queria agradecer todo o apoio que me têm feito sentir. Podem pensar que ser mais um a dizer que gosta e pouco mais não tem influência, mas tem! Dou uma especial atenção a cada palavra dita por cada um. Todos temos gostos e opiniões diferentes e é sempre importante saber isso.
Espero que os membros do fórum tenham gostado e que sejam curiosos (assim pode ser que mandem um saltinho ao meu “facebook” (www.facebook.com/RicardoFonsecaMusica) ou página do “youtube” (www.youtube.com/RicardoFonsecaMusica)) ahah xD

Bem e é melhor terminarmos a nossa entrevista, senão ficamos aqui um dia inteiro nisto, uma ultima pergunta, gostaste, não gostaste? Faz lá agora tu as tuas criticas :p “ é agora “

Sinceramente achei horrível, sem fundamento nenhum. Perdi tempo e ganhei uma dor de cabeça enorme!
Estou a brincar, claro lol. Gostei da entrevista e do convite! É sempre bom saber que existe interesse vindo de fora pelo nosso trabalho.

Da minha parte despeço-me, espero que tenhas gostado, e que o teu futuro seja muito promissor, e espero ver-te também chegar cada vez mais longe, e um dia ainda te ir actuar no pavilhão atlântico :p ,bem fico a espera de novidades , desejo-te muito boa sorte.

Agradeço. Espero que essa actuação seja já para o ano porque depois o mundo acaba ;D
No que diz respeito às novidades, estarei sempre a actualizar o meu facebook (acima referido) com as novidades musicais.
Continuação de um bom trabalho e que os próximos entrevistados não sejam tão parvos quanto eu!