[Sugestão] Remodelação do fórum

Ir em baixo

[Sugestão] Remodelação do fórum Empty [Sugestão] Remodelação do fórum

Mensagem por Bárbara em Qui Jul 21, 2011 5:03 pm

Bem, neste tópico vou fazer uma lista de sugestões para remodelar o fórum e dar mais visibilidade ao mesmo. Assim sendo cá vai:

Categoria 1 - AJUDA

Esta categoria poderia ser inserida noutro sítio. No entanto, para não retirar um lugar de destaque à mesma, poderia ser criada uma mensagem de homepage com algumas informações remetendo o membro para essa mesma área. Não fica muito bem ter uma categoria sozinha assim no início do fórum.

Categoria 2 - FÓRUM

Há fóruns desnecessários nesta secção, especialmente a zona de "membros do mês". Deveria ser criado um tópico único relativamente a isso em "Anúncios e actualizações".

Na parte das "regras" creio que esse mesmo tópico poderia ser reformulado. Podíamos também colocar tutoriais sobre o funcionamento do fórum nessa área. Também serviria de ajuda aos membros.

Na parte dos "membros" creio que poderia ser criada uma categoria nova para este efeito. Devíamos aproveitar que o fórum não é extenso e criar uma nova área. Além do mais não podemos esquecer a regra dos três cliques, ou seja, não ter que fazer mais do que três caminhos para chegar aonde queremos.

Na parte da "associação de membros" deveria ser revisto o conceito deste fórum e desta ideia e das pessoas que estão a levar isto em frente. Se esta ideia for bem trabalhada é uma boa forma de membros que não são da staff ajudarem a mudar o fórum. No entanto se ninguém se empenhar nesta área bem que poderia ser excluída.

Na parte da "revista cc" também poderia ser feito um tópico único em "anúncios e actualizações" ou então colocar as publicações na parte das regras (o tal fórum que poderia ser expandido a mais coisas). Além do mais não pode ser só uma pessoa a tratar da revista. Porque é que a Associação de membros, por exemplo, não fica encarregue disto?

No "shopping CC" sinceramente acho que já vi esta ideia em muitos fóruns e acaba por desvalorizar um bocado o fórum. Originalidade acima de tudo e temos que primar pela diferença. Além disso já não há uma nova mensagem desde Fevereiro. A ter um "shopping", algo bom para dar uso aos pontos, é necessário dotá-lo de mais coisas.

Categoria 3 - ESPAÇO JUVENIL

O "consultório sentimental" é uma boa ideia mas poderia estar também mais trabalhado. Ou então poderia ser criado um email para onde enviar dúvidas e depois publicar as respostas na revista. Era uma forma de impulsionar ambas as áreas.

O espaço "cultura" está bom mas poderia ser reduzido. Não sei, poderíamos criar um fórum onde pudessem ser postos artigos sobre sexualidade, saúde (e doenças faz parte disto) e outras coisas. Sem ser uma enciclopédia pois isso já todos os fóruns têm. Teria de ser algo mais único, ainda não sei bem o quê.

O espaço "lazer" está bom creio eu. No entanto é necessário rever todos os fóruns e ver se têm movimento, caso contrário são desnecessários ao fórum. Além disso acho que o "espaço blábláblá" poderia estar fora desta zona para ficar mais visível.

Na parte das "famílias come e cala-te" também se vê isto em todo o lado mas não tem utilidade prática nos fóruns porque não se faz nada com isto. A continuar com esta área acho que se deveria fazer algo com as relações familiares para estas não existirem simplesmente porque sim.

Em "área diversa" é necessário que quem toma conta dos fóruns o faça com frequência. Assim sendo acho que um dos espaços não está ali a fazer nada visto que já não tem movimento.

Categoria 4 - DESIGN & MULTIMÉDIA

Já disse isto por mp mas repito aqui: mais uma vez todos os fóruns têm os pedidos gráficos, parece uma obrigatoriedade. Por muito que os fóruns sejam gerais acho que esta parte é dispensável. Há fóruns próprios de design. Além dos mais é extremamente difícil arranjar membros participativos para a equipa de design. Nos fóruns em que participei era sempre assim. Além do mais ter tutoriais por ter ou zonas para retirar dúvidas sem que ninguém participe é desnecessário e ocupa espaço que poderia ser utilizado para coisas novas.

Fórum em geral

Quanto ao fórum em geral creio que uma mudança de tema seria bom ou pelo menos a mudança de algumas coisas no tema. Os ranks estão bons mas os acabamentos poderiam estar melhores, o logo poderia ter o fundo transparente assim como as imagens do menu, etc. O avatar predefinido do fórum também não sei qual é mas poderíamos arranjar algum apelativo.

Poderíamos ver os tutoriais do FdF para arranjar coisas novas aqui para o fórum. Além disso tenho na minha posse alguns formulários que ajudariam essencialmente a nível da staff, coisas que tinha no meu antigo fórum. Se quiserem também disponibilizo isto.

E estas são as minhas sugestões específicas. Gostava de saber a opinião dos outros membros.
Bárbara
Bárbara
Adepto
Adepto

[Sugestão] Remodelação do fórum Empty Re: [Sugestão] Remodelação do fórum

Mensagem por téefernandes em Qui Jul 21, 2011 5:27 pm

bem, vou comentar isto quase tudo
1º a parte da ajuda, concordo, mas acho que teremos de fazer algo que chame muito à atenção dos novos membros, p'ra não ser algo de difícil acesso
2º em relação à área "membro do mês", já está removida (:
3º isso dos tutoriais não sei, nós temos o guia que explica praticamente tudo, o que podemos fazer é colocar mais coisas que me tenha esquecido de colocar ou assim, não sei, é a minha opinião s:
4º em relação à parte dos membros, não sei o que acham, mas ao remodelar-mos as áreas do fórum, podíamos criar uma categoria só p'ros membros e dentro dessa área colocarmos isso das fotos, dos textos, trabalhos e assim e depois colocarmos também aquelas áreas de debates e assim, visto que isso é mais um espaço onde o pessoal pode dar um pouco de si a conhecer, não sei o que acham
5º a associação, ninguém ta a tomar conta daquilo, por assim dizer s: foi uma ideia que acabou por morrer, apenas a deixei ali mais na esperança de um dia ter outra ideia p'ra dar uso àquilo s:
6º em relação à revista, precisamos de ideias mais originais p'raquilo, a 1ª edição foi uma coisa básica, visto que o fórum ainda é pouco movimentado e tal, pensei em fazermos uma edição de 2 em 2 meses, ou de 3 em 3 meses, p'ra termos mais p'ra falar, não sei s:
7º p'ra isso dos pontos, coise, nunca quis copiar ideias de outros fóruns, por isso é que nunca dei muito uso àquilo, visto que ainda não me ocorreu assim nenhuma ideia brilhante e diferente s:
8º essa ideia do mail é uma boa ideia, gostei e acho que a devíamos aproveitar, era uma maneira de juntar o util ao agradável e depois na revista também poderíamos utilizar a parte das dicas e assim
9º o espaço lazer, na minha opinião também precisa de uma vista de olhos e das grandes s:
10º as famílias s: aquilo vai uma grande confusão s: quando criei o fórum nem era p'ra ter disso no fórum, mas depois pediram e coise, sinceramente também acho uma coisa desnecessária e aliás, é bastante confuso, dá sempre confusão :/
11º eu já comecei a dar uma limpeza naquilo e vou ver se destaco mais a ideia p'ra ver se o pessoal alinha porque como foi dito pelo membro que deu essa sugestão, este espaço é uma forma de fazermos com que o fórum seja mais encontrado nas pesquisas do pessoal
12º em relação à secção de design e multimédia, o que faríamos então? excluiamos essa secção? s:
13º na minha opinião o design também precisa de umas boas mudanças, algumas coisas precisam de um toques mais mais nosso, não sei, mas p'ra encontrar quem ajude nisso fica complicado s:
téefernandes
téefernandes
Administradora
Administradora

Mensagem por Bárbara em Qui Jul 21, 2011 6:15 pm

1 - Podíamos fazer uma coisa em flash (no wix para ser mais fácil) e pôr ali com vários links úteis. Creio que era bonito e chamaria a atenção.

3 - Podias ter o guia com os links dos vários tutoriais assim os membros poderiam ir directos ao que queriam.

4 - Era exactamente isso que eu sugeria. Assim o fórum ficava maior mas com as coisas mais visíveis.

5 - Se ficou a morrer acho que deveria ser excluída. Caso um dia mais tarde houvesse mais movimento cá no fórum repensava-se no regresso disso.

6 - Também concordo. Assim também dava mais tempo para preparar a revista. Seria uma boa ideia.

7 - Então será que o shopping seria mesmo necessário

9 - O espaço lazer podia ser mais bem aproveitado. Por isso uma revisão naquilo era bem pensado.

10 - Acho que os membros não dão grande valor àquilo. Pelo menos agora. Talvez fosse bom suspender isso, por exemplo.

12 - Se não for excluída há que encontrar membros dispostos a ajudar realmente nessa secção. Também podia ficar em suspenso. Não há assim tantos membros aqui quanto isso para haver secção de pedidos.

13 - Tens o FdF, eu posso cobrar um ou outro favor por lá. Além disso tens o Publieiros, tenta recrutar pessoal lá. Eu também posso ajudar no design, dou pequenos toques nisso.
Bárbara
Bárbara
Adepto
Adepto

Mensagem por téefernandes em Qui Jul 21, 2011 6:39 pm

1- sim, isso do wix é capaz de ser boa ideia, talvez ficasse bonito e chamativo, na minha opinião podíamos fazer isso (:
3- por acaso nem é mal pensado
4- ainda hoje vou ver se faço uma remodelação nas áreas do fórum, coloco aqui uma sugestão e depois todos juntos damos os retoques finais e tal, e pode ser que tenhamos ideias de novas secções e dizer quais as secções sem utilidade e etc
5- sim, eu deixei aquilo ali mais porque pronto, tem lá os concurso e tal e pronto, mas visto que vamos mudar tudo podemos tirar aquilo dali
6- exacto e teriamos mais novidades p'ra não fazer uma coisa tão pequena
7- mas depois como faríamos em relação à mudança de nicks e assim? s:

10- sim, por mim suspendiasse aquilo :/ na minha opinião não tem utilidade nenhuma, o que podíamos fazer era, todos juntos, ter uma nova ideia, com mais utilidade, não tão confusa e que fizesse o pessoal ficar a conhecer-se melhor e etc
12- excluir a secção de pedidos concordo, mas a parte dos tutoriais e assim, acho que devíamos deixar, o que dizem?
13- no publieiros é aquela coisa, cheguei a fazer recrutamentos lá mas dá sempre no mesmo :/ o fdf, às vezes ainda vou lá e tal
téefernandes
téefernandes
Administradora
Administradora

Mensagem por Bárbara em Qui Jul 21, 2011 6:48 pm

7 - A mudança de nicks poderia ser feita num tópico único, sem pagamentos. Mas com uma regra de só se mudar os nomes uma vez em cada dois meses ou assim. Caso contrário podem estar constantemente a mudar.

12 - Sim, os tutoriais podem ficar, claro. Lá está, ajuda nos motores de busca.

13 - O Publieiros está diferente. Podias participar no concurso que estão lá a fazer, estão a dar créditos. No FdF eu posso pôr este endereço no meu perfil, como sou moderadora lá eles costumam ir ver muito as páginas dos staffers, mas não garanto nada.

Bárbara
Bárbara
Adepto
Adepto

Mensagem por téefernandes em Qui Jul 21, 2011 7:26 pm

isso dos nicks é boa ideia por acaso, nem me tinha lembrado disso s:
em relação à publieiros, não sei, já à algum tempo que não vou lá :/
téefernandes
téefernandes
Administradora
Administradora